"Os espelhos estão cheios de gente.
Os invisíveis nos vêem.
Os esquecidos se lembram de nós.
Quando nos vemos, os vemos.
Quando nos vamos, se vão?"
Eduardo Galeano: Espelhos

quarta-feira, 13 de julho de 2011

O mundo artístico e intelectual grego

Frisos do Partenon, atribuído à Fídias (Acrópole, Atenas)

A cultura grega absorvera conhecimentos transmitidos por culturas anteriores: o alfabeto grego proveio do alfabeto fenício; a ciência e a filosofia gregas se desenvolveram à luz de certos dados, pesquisas e indagações feitas por egípcios e mesopotâmios; e o contato com os egeus certamente contribuiu para formar nos gregos um espírito independente e individualista.

O traço fundamental da cultura grega foi sua preocupação incessante com a busca de equilíbrio entre a beleza e a sabedoria, entre a forma e o espírito. Essa preocupação transparece ainda bem clara em todas as manifestações artísticas que a Grécia nos legou.

O V século a.C. assistiu a um extraordinário florescimento da cultura grega, tendo como centro principal Atenas. Nesse período, que passou à história com o nome de "Século de Péricles", viveram e produziram os maiores artistas, escritores e filósofos da Grécia.

* Arquitetura, escultura e pintura. O gênio da arquitetura grega manifestou-se particularmente nos templos. Estes não se destinavam a abrigar o povo, mas apenas a estátua do deus ou deusa, seu tesouro e as oferendas recebidas. Por isso os templos gregos não eram de grandes proporções.

Construídos em linhas retas, sem arcos nem abóbodas, eram retangulares, cercados de colunas, impressionando pela harmonia das proporções e pelo equilíbrio de volume.

Segundo a forma e a ornamentação das colunas e dos frisos podemos distinguir dois estilos arquitetônicos: o dórico e o jônico. Estes foram os mais difundidos; no fim do V século a.C. surgiu um terceiro estilo, o coríntio.

Os templos ofereceram oportunidade de expressão artística aos escultores. Decoravam com baixos-relevos os frisos e esculpiam as estátuas dos deuses, de heróis e de atletas vencedores nos jogos pan-helênicos. A figura humana foi sua constante inspiração: flexibilidade do corpo, harmonia de movimento, expressão fisionômica começaram a transparecer nas obras de Miron e de Policleto (século V a.C.), atingindo o mais alto grau de perfeição nos trabalhos de Fídias e Praxíteles.

Os templos e as esculturas da Acrópole de Atenas nos dão o testemunho mais representativo do apogeu da arte grega.

Segundo escritores gregos as estátuas e as paredes dos templos eram muitas vezes pintados; nada, porém, nos restou dessa manifestação artística; conhecemos a pintura grega pela maravilhosa cerâmica que a Grécia nos legou. Retratando cenas mitológicas e de costumes, constituem uma importante fonte de informação sobre a civilização helênica.

* As letras, a filosofia e a história. Entre as artes, os gregos davam grande importância à música, intimamente associada à dança e à poesia. O canto em coro fazia-se acompanhar pela flauta (aulós); o canto individual, pela lira. Nos séculos VII e VI a.C. surgiram a poesia elegíaca e a poesia lírica, assim chamada porque se declamava com acompanhamento da lira. Cantava sobretudo os sentimentos humanos e as belezas da natureza, diferindo da poesia anterior, poesia épica, que narrava feitos de heróis, também chamada epopéia (Ilíada, Odisséia). Autores célebres de poemas líricos foram Píndaro, de Tebas (V século a.C.), Alceu e Safo, de Lesbos.

"Um esquadrão de cavaleiros, dizem alguns;
É a mais bela coisa sobre a terra negra;
São soldados, dirão outros, ou uma frota;
para mim é o que se ama."
(Safo, "Para Anactoria")

Ligados às festas religiosas e entrelaçando música, danças e coros surgiram espetáculos teatrais, a tragédia (das palavras gregas odé = canto e trags = bode, pois os participantes disfarçavam-se em bodes, animaos ligados ao culto de Dionísio) e a comédia (de comossignificando procissão alegre). Tragédia e comédia parecem ter ambas nascido por ocasião das festas dionisíacas, do coro que dançava e cantava em torno do altar do deus. Aos poucos, alguns dos participantes do coro se destacaram, passando a representar, inicialmente, cenas a respeito da vida dos deuses; depois, episódios relacionados com proezas de heróis e, por fim, acontecimentos históricos ou conflitos entre o homem, o universo e a fatalidade. A tragédia surgiu primeiro. Os atores usavam máscaras, representando os indivíduos, mas tipo humanos universais em luta contra o destino a que estavam submissos. Os objetivos da tragédia eram retratar a conduta a ser tomada diante das dificuldades e revezes da vida e acalmar a violência das emoções apresentando o triunfo da justiça.

Grandes dramaturgos foram Ésquilo (525-456 a.C.), considerado fundador da tragédia; Sófocles (496-406 a.C.), o mais significativo (Édipo rei, Antígona, Eletra), e Eurípides (480-406 a.C.).

"Há muitas maravilhas
mas nenhuma é tão maravilhosa quanto o homem."
(Sófocles, "Antígona")

A comédia surgiu depois da tragédia, alcançando no século V a.C. o seu maior desenvolvimento, com Aristófanes, o qual, em suas obras (As rãs, As nuvens, Os cavaleiros) criticou a democracia ateniense, dirigentes políticos e ideias filosóficas.

Investigando problemas da natureza e do homem, pensadores gregos tentaram encontrar explicações sobre a origem e as leis do universo, sobre o sentido e a finalidade da vida humana, sobre a existência após a morte. Esses pensadores eram chamados filósofos.

No século VI a.C. começaram a desenvolver-se estudos científicos, estabelecendo bases teóricas para ciências que os mesopotâmios e os egípcios já haviam aplicado experimentalmente.

Na matemática sobressaíram dois filósofos, naturais de colônias gregas na Ásia Menor: Tales (Mileto) e Pitágoras (Samos). Na biologia, Anaximandro (Mileto) iniciou estudos acerca da evolução de certas espécies animais, estudos continuados detalhadamente no século V a.C. por Aristóteles. Na medicina, o maior destaque coube a Hipócrates (Cós). Pesquisando sintomas de moléstias, constatou que toda doença é devida a uma causa natural. Através de sucessivas experiências, mediante cuidadosa observação e comparação de sintomas, descreveu uma série de moléstias e prescreveu o tratamento necessário à cura.

Das indagações filosóficas transparecem bem claros os traços fundamentais do espírito grego: sua extensa curiosidade intelectual, sua confiança na razão humana, a busca da ordem e da moderação. Boa parte da filosofia ocidental foi influenciada por filósofos dos séculos V e IV a.C.: pelos atenienses Sócrates e Platão e por Aristóteles (nascido em Estagira, pequena colônia de Atenas, no Mar Egeu), que perscrutaram o mundo interior do homem.

"Não (poderia) consentir que um homem, o qual não tenha conhecimento de si mesmo, possa ser sábio. Pois chegaria mesmo a dizer que justamente nisto consiste a sabedoria, em conhecer-se a si mesmo; e concordo com quem em Delfos colocou como inscrição a frase famosa." (Platão, "Cármida")

Ao lado de obras literárias e filosóficas ressaltam as de três grandes historiadores do século V a.C. O primeiro, Heródoto, conhecido como pai da História, viajou longamente pela Grécia, pelo império persa, Egito, Itália, colhendo dados importantes sobre a cultura dos povos dessas regiões, e descreveu com pormenores as guerras persas; Tucidídes, relatando a guerra do Peloponeso, baseou-se unicamente em fatos objetivos, rejeitando lendas, boatos, opiniões infundadas; Xenofonte, discípulo de Sócrates, continuou o relato da história grega e descreveu campanhas militares de que participou.

"E quanto às ações que foram praticadas na guerra, decidi registrar não as que conhecia por uma informação casual, nem segundo conjetura minha, mas aquelas que eu próprio presenciara e depois de ter pesquisado a fundo junto dos outros sobre cada uma com o maior rigor possível. Muito penoso era o trabalho de pesquisa porque as testemunhas de cada uma das ações não diziam o mesmo sobre os mesmos fatos, mas falavam segundo a simpatia por uma ou outra parte ou segundo as lembranças que guardavam."  (Tucidídes)

Na religião os gregos atribuíram características humanas a seus deuses; nas artes plásticas retrataram a beleza dos seres humanos; na literatura suas paixões e sentimentos; na filosofia, através do raciocínio, sondaram os problemas da alma humana. Pela primeira vez na História o homem ocupou um lugar de particular evidência no universo. 

HOLLANDA, Sérgio Buarque de. História da Civilização. São Paulo: Nacional, 1980. p. 70-74.

Nenhum comentário:

Postar um comentário