"Os espelhos estão cheios de gente.
Os invisíveis nos vêem.
Os esquecidos se lembram de nós.
Quando nos vemos, os vemos.
Quando nos vamos, se vão?"
Eduardo Galeano: Espelhos

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Caçadores, pescadores, coletores

Caçadores

"O aparecimento do Homem sobre a terra é indicado pelos instrumentos que ele faz". 
(Gordon Childe)

Para obter alimento e abrigo, os homens fabricaram instrumentos (ferramentas) com que supriam as suas deficiências corporais. A princípio, utilizavam-se de lascas de madeira, pedra ou osso, obtidos à mão, para recolher o alimento: eram facas, machados e enxós bastante primitivos. Nesse período da História - denominado Paleolítico Inferior - os homens aprenderam a controlar o fogo. 

"Ao dominar o fogo, o Homem estava controlando uma poderosa força física (...) e se fez Homem."
(Gordon Childe)

O controle do fogo proporcionou aos homens libertarem-se da extrema dependência do meio natural. Inicialmente, o fogo era encontrado pela queda de raios. Um pouco mais tarde, os homens aprenderam a fazer fogo mediante o atrito de dois pedaços de madeira, ou de um pedaço de pedra (pederneira) contra um pedaço de ferro (hematita), ou ainda através do calor provocado pela compressão do ar num canudo de bambu. Ao fazer o fogo, o Homem tornava-se um criador, e consolidava o seu domínio sobre a Natureza. Aquecia-se do frio, iluminava a noite, defendia-se dos animais, cozinhava os alimentos, e, bem mais tarde, passou a cozer a argila e fundir os metais. Essa inovação técnica foi partilhada por todo o grupo humano - isto é, todos os homens retiraram dela benefícios, ao contrário da escrita, que, aparecendo mais tarde, foi monopolizada pelas classes privilegiadas.

[...]

Nessa época, os homens viviam em bandos, como os animais, mas aprenderam a cooperar uns com os outros para obter o alimento necessário. [...] Eram simples coletores de alimentos, ainda não haviam aprendido a produzi-los: a caça aos animais selvagens, a pesca e a extração de moluscos, a coleta de frutos, raízes e ovos eram os seus meios de subsistência. [...]

As cavernas naturais e as habitações rudes feitas de galhos de árvores constituíam as moradas dos homens do Paleolítico. Havia um artesanato doméstico rudimentar: as armas e ferramentas e o vestuário, feito de peles de animais. [...]

[...] os bandos "primitivos" eram nômades: os homens viviam mudando de região constantemente, à procura de novas áreas de caça, de rios mais piscosos, ou impelidos pelas variações climáticas.

[...]

O homem moderno - o Homo sapiens - apareceu por volta de 25.000 a.C., o que corresponde ao início do Paleolítico Superior. [...] Os homens do Paleolítico Superior faziam ferramentas de marfim, osso e pedra (pederneira), e inventaram o arco e a flecha (o primeiro instrumento composto) e o lançador de dardos, para a caça [...].

[...]

Esses povos, basicamente caçadores, possuíam grande atividade artística. Ainda hoje podemos observar as pinturas nas cavernas onde habitavam e suas esculturas de marfim e pedra. A arte tinha essencialmente uma função mágica: propiciar caça abundante [...].

AQUINO, Rubim Santos Leão de et al. História das sociedades: das comunidades primitivas às sociedades medievais. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2008. p. 104-108.

Nenhum comentário:

Postar um comentário