"Os espelhos estão cheios de gente.
Os invisíveis nos vêem.
Os esquecidos se lembram de nós.
Quando nos vemos, os vemos.
Quando nos vamos, se vão?"
Eduardo Galeano: Espelhos

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Formação dos reinos germânicos

Guerreiros. Tapeçaria de Bayeux (detalhe). Século XII

Vândalos
Estabeleceram-se (século V) na África do norte, fundando, na região da atual Tunísia, o primeiro reino germânico, tendo como capital Cartago. Durante cerca de um século dominaram o Mediterrâneo; no século VI sofreram ataques de tribos do Saara e acabaram sendo conquistados pelo Império Romano do Oriente ou bizantino.

Suevos
Entraram na Lusitânia (começo do século V) e escolheram Braga como capital. Só em fins do século VI (585) o reino suevo da Lusitânia foi vencido pelos visigodos.

Visigodos
Algumas tribos visigodas (godos do oeste) haviam ocupado (século IV) regiões dos Balcãs; outras ocuparam (século V) terras do sul da antiga Gália e grande parte da península Ibérica, tendo como capital Toulouse. Rechaçados mais tarde (século VI) da Gália pelos francos, fixaram-se no centro da Espanha, escolhendo Toledo como capital. Dois séculos depois da ocupação, as populações hispano-romanas e góticas, tinham-se fundido perfeitamente, pois os visigodos foram os que melhor se romanizaram. No século VII o reino visigótico foi centro de brilhante vida cultural, cujos representantes foram personalidades ilustres da Igreja e grandes artesãos-ourives. No século VIII (711) este reino caiu em poder dos árabes, os quais assimilaram em parte seu legado cultural.

Borguinhões
Ocuparam sucessivamente (a partir do século V) regiões perto do rio Reno e do lago de Genebra (na atual Suíça), tendo estendido seu domínio a terras do sul e do leste da França atual. Conheceram breve período de esplendor com sua capital, Worms, mas acabaram dominados pelos francos (século VI).

Alamanos
Aliados, de início, aos borguinhões de junto ao Reno, foram sendo gradativamente forçados pelos francos (a partir do século V) a recuar cada vez mais para leste. Estabeleceram-se ao norte da atual Suíça, em terras das atuais Alsácia e Lorena e em regiões da atual Alemanha.

Ostrogodos
Os godos de leste fixaram-se (século V) na Itália, escolhendo como capital Ravena. Sob o rei Teodorico a península conheceu um período de prosperidade e de esplendor cultural. Além disso, Teodorico conseguiu   controlar alguns dos reinos germânicos já existentes, graças a hábeis alianças matrimoniais entre membros de sua família e de outros reinantes. No século VI o reino ostrogodo foi conquistado pelo Império Bizantino.

Francos
A partir do século V conseguiram estender, pouco a pouco, seu domínio sobre a antiga Gália romana, expulsando os visigodos, fazendo retroceder os alamanos, vencendo os borguinhões. Conquistaram assim projeção que lhes permitiu lançar as bases do maior império da Idade Média, deslocando o eixo da civilização ocidental do Mediterrâneo para o centro-oeste da Europa.

Longobardos
Estabelecidos (século VI) no norte da Itália, seu reino, após período de projeção e esplendor, caiu em poder dos francos no século VIII.

Anglo-Saxões
Oriundos da Europa setentrional, desembarcaram (em meados do século V) na antiga Britânia (atual Inglaterra), abandonada pelos romanos por volta de 400. Obrigaram as antigas populações bretãs a refugiar-se nas atuais regiões de Gales (Inglaterra) e da Bretanha (França). No século IX seu território foi invadido pelos normandos.

Normandos ou Vikings
Grandes navegadores e ousados aventureiros de regiões das atuais Dinamarca, Suécia e Noruega, foram os últimos germanos a se deslocarem. Dominaram no século VII as regiões do mar Báltico, lançando-se, a seguir, à conquista de regiões das atuais Irlanda, Rússia (Varegues, século VIII), França (século IX); e a parte da atual Normandia (França), a Inglaterra; depois (século XI), regiões meridionais da Itália.


HOLLANDA, Sérgio Buarque de (org.).  História da Civilização. São Paulo: Nacional, 1980. p. 121-124.

Nenhum comentário:

Postar um comentário