"Os espelhos estão cheios de gente.
Os invisíveis nos vêem.
Os esquecidos se lembram de nós.
Quando nos vemos, os vemos.
Quando nos vamos, se vão?"
Eduardo Galeano: Espelhos

sexta-feira, 17 de junho de 2011

A luta para recuperar tesouros

O presente preserva o passado. Recursos financeiros e tecnológicos de nossos dias, sob a orientação das Nações Unidas, sem consideração de procedência, protegem valores históricos que, pertencendo materialmente a um país, são, no seu significado cultural, de toda a Humanidade. Uma represa para obras hidrelétricas afogaria esses testemunhos da História.


A LUTA PARA RECUPERAR TESOUROS 
(Scheila Machado)

“Países usam diplomacia e tribunais para reaver artefatos saqueados ou tomados em guerras. Iraque é vítima de pilhagem”.

Por todo o mundo, países de onde saíram tesouros arqueológicos lutam para ter de volta parte de seu patrimônio. A onda inclui a Itália, que há três meses fez sentar no banco dos réus curadores de museus americanos acusados de recepção de artefatos contrabandeados. Também estão na briga o Peru, que reúne documentos para levar a Universidade de Yale a juízo – por não devolver peças retiradas de Machu Picchu em 1911 – e o México, que pediu à Áustria a devolução de uma tiara asteca, com 450 brilhantes esverdeados. A batalha pela recuperação histórica é antiga, foi inaugurada em 1820, quando a Grécia pediu que o Museu britânico devolvesse os Mármores Elgin, mas raras vezes envolveu tantos Estados ao mesmo tempo. O próximo a entrar no ringue, apostam especialistas, será o Iraque.

- Nos anos 60 e 70, a moda do mercado negro eram peças do México e do Camboja. Agora, são os artefatos roubados de sítios arqueológicos da antiga Babilônia. São objetos belíssimos, vasos, pedras, medalhas com inscrições e figuras – revela ao JB Roger Atwood, autor do livro Stealing History: Tomb Raiders, Smugglers and the Looting of the Ancient World (Roubando a história: violadores de tumbas, contrabandistas e saqueadores do Mundo Antigo).

Atwood esteve no Iraque em 2003, logo depois que os americanos forçaram o ex-ditador Saddam Hussein a abandonar o poder, e lembra que o patrimônio babilônico estava sob pilhagem.

- Visitei seis sítios arqueológicos. Todos estavam sob algum tipo de assalto. Vi pessoas negociando as peças no meio da rua – conta. Ainda hoje é difícil obter informações sobre o que restou, porque especialistas temem ser seqüestrados. Poucos se dispõem a ir lá investigar.

O americano tem certeza de que o Iraque é hoje o país mais vulnerável a saques ao patrimônio cultural.

(...)

Há ainda a questão do Egito e outros países da África que tiveram seus bens levados pelos estados europeus no século XIX e durante as Primeira e Segunda guerras mundiais. Embora nenhum deles tenha ido a tribunais internacionais pedir a devolução de múmias, colunas de mármore e papiros, começa a tomar corpo uma tendência de levar algumas peças de volta para casa. (...) 

Jornal do Brasil. 12 fev. 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário