"Os espelhos estão cheios de gente.
Os invisíveis nos vêem.
Os esquecidos se lembram de nós.
Quando nos vemos, os vemos.
Quando nos vamos, se vão?"
Eduardo Galeano: Espelhos

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Afresco do toureiro


Este afresco estava originalmente na praça da Bica de Pedra do Palácio de Cnossos, em Creta. O palácio ficava no centro da antiga civilização minoica, que prosperou na ilha. A pintura retrata as touradas que eram realizadas na praça principal do palácio ou numa instalação temporária ali perto. Essas demonstrações esportivas exerciam um importante papel nos rituais religiosos minoicos. O palácio, juntamente com seus afrescos e vários outros artefatos, foi descoberto pelo arqueólogo britânico Sir Arthur Evans durante escavações que começaram em 1899. As imagens estilizadas e de cintura fina e as linhas curvas e elegantes são características da arte minóica e a borda decorativa colorida complementa o ritmo da cena.

Iain Zacrek. Afresco do toureiro c. 1550 a.C. In: FARTHING, Stephen. Tudo sobre arte. Rio de Janeiro: Sextante, 2011. p. 26.

NOTA: O texto "Afresco do toureiro" não representa, necessariamente, o pensamento deste blog. Foi publicado com o objetivo de refletirmos sobre a construção do conhecimento histórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário