"Os espelhos estão cheios de gente.
Os invisíveis nos vêem.
Os esquecidos se lembram de nós.
Quando nos vemos, os vemos.
Quando nos vamos, se vão?"
Eduardo Galeano: Espelhos

quarta-feira, 25 de abril de 2012

As mui ricas horas do duque de Berry c. 1413-1489

Considerado por muitos como o mais belo manuscrito ilustrado, As mui ricas horas do duque de Berry é um exemplo perfeito de um Livro de Horas medieval. Esses livros devocionais continham um texto para cada hora litúrgica do dia, além de um calendário, orações, salmos e missas para certos dias santos. As mui ricas horas do duque de Berry foi encomendado por Jean, duque de Berry (1340-1416), um nobre francês que também era irmão do rei Carlos V da França. O duque era um grande conhecedor medieval das artes visuais e um bibliófilo apaixonado. Ele contratou os irmãos Limbourg - Paul (Pol), Herman e Jean (Jannequin) - para que pintassem as belas iluminuras que ilustram os textos. Os três artistas, juntamente com o patrono, morreram antes que o Livro das Horas fosse concluído.


Esta é a ilustração feita para o mês de outubro do calendário, a parte mais famosa do Livro. Em primeiro plano, camponeses aparecem trabalhando na lavoura, enquanto, a distância, podem-se ver os membros da nobreza caminhando ou conversando ao longo do rio Sena, em frente ao palácio real. A imponente estrutura do Louvre é retratada com tantos detalhes que, ao longo dos anos, vários pesquisadores estudaram a imagem a fim de compreender melhor qual era a aparência original da construção. Os elementos aparentemente contraditórios do campo e o luxo da corte são expressos com cores brilhantes, aplicadas com pinceladas delicadas e pigmentos caros.

Bryan Doubt. As mui ricas horas do duque de Berry. In: FARTHING, Stephen. (Org.). Tudo sobre arte. Rio de Janeiro: Sextante, 2011. p. 132-133.

Nenhum comentário:

Postar um comentário