"Os espelhos estão cheios de gente.
Os invisíveis nos vêem.
Os esquecidos se lembram de nós.
Quando nos vemos, os vemos.
Quando nos vamos, se vão?"
Eduardo Galeano: Espelhos

domingo, 25 de setembro de 2011

Antiguidade Clássica: legado greco-romano

Afresco em Paestum. Cena de simpósio, século V a.C.

"O homem é a medida de todas as coisas".
(Protágoras)

"Se não houvesse existido a civilização grega", diz o poeta W. H. Auden, "nunca nos teríamos tornado plenamente conscientes, o que equivale a dizer que nunca nos teríamos tornado, para o bem ou para o mal, plenamente humanos".

1. O legado grego. Herdamos dos helenos uma brilhante civilização. Eles foram pioneiros geniais em vastas esferas humanas - nas artes e nas ciências [...], na política [...], nos esportes. Eles foram os criadores da democracia. E eles nos ensinaram a pensar. A vida moderna deve aos helenos [...] os fundamentos da sua existência: suas meditações e inquietudes [...], suas conquistas materiais e espirituais.

Os gregos colocaram no centro do universo, não um deus - mas o homem. Exaltaram e glorificaram a criatura humana como o ser mais importante do mundo. Acreditaram, com fé absoluta, na imensa capacidade do homem, na exatidão e na nobreza das suas realizações.

A atitude helênica foi laica e racionalista. Não se humilharam perante os deuses, nem se submeteram ao despotismo duma casta sacerdotal. Confiaram no espírito do livre exame, na superioridade do conhecimento sobre a fé ou a superstição. Destacaram-se pelo notável poder de abstração, mas souberam associar esta capacidade ao espírito prático, concreto. [...]

As raízes da sua cultura, porém, mergulham no mundo oriental. Os inícios da filosofia helênica provêm, talvez, da egípcia. O alfabeto grego derivou do fenício [...]. Na ciência, há dívidas para com os egípcios e os mesopotâmicos. E a compreensão helênica da liberdade e da beleza, seu espírito individualista e seu amor à vida [...] devem-se [...] à influência egéia.

Estudar a história dos gregos é estudar as origens da nossa civilização, pois que deles herdamos muitos dos nossos modos de sentir e pensar. Suas obras-primas são os modelos em que se inspiraram, durante longos séculos - e ainda se inspiram - os artistas , escritores e oradores do mundo inteiro.

[...] Pelo mar [Mediterrâneo] tocavam a Ásia, onde se instruíam, e pelo mesmo mar levaram à Europa as civilizações da Ásia e as invenções do seu próprio gênio.

Em 146 a.C., a Grécia foi subjugada e reduzida a província romana. Mas a dominação romana não destruiu a cultura helênica. Roma, vitoriosa pelas armas, foi conquistada pela civilização dos vencidos. E é sobretudo através do Império Romano que o legado cultural da Grécia foi transmitido à Europa ocidental e ao mundo contemporâneo. BECKER, Idel. Pequena História da Civilização Ocidental. São Paulo: Nacional, 1974. p. 161-162.


2. O legado romano. O grande legado de Roma encontra-se no Direito e na Justiça.

O Direito Romano, através do Código de Justiniano (Corpus Juris Civilis), é estudado em todas as modernas Faculdades de Direito - e forma parte do sistema legal de quase todos os países contemporâneos. É a maior contribuição romana à humanidade. [...]

A literatura e o pensamento romanos foram elementos essenciais de inspiração, no aparecimento do Humanismo e do Renascimento.

O espírito de Roma era o do homem clássico: daí as semelhanças entre a civilização romana e a moderna.

No ritual da igreja católica há muito da estrutura do Estado romano e da organização da religião romana.

A arquitetura romana preservou-se na arquitetura eclesiástica da Idade Média e sobrevive, ainda hoje, nas linhas de muitos de nossos edifícios públicos.

O latim  clássico foi, durante longos séculos, a língua internacional dos estudos universitários, da cultura e das comunicações científicas.

O latim vulgar [...] deu origem às línguas novilatinas e influenciou notavelmente o idioma inglês.

Roma preservou, quanto pôde - para a posteridade - a arte, a ciência e o pensamento dos gregos. BECKER, Idel. Pequena História da Civilização Ocidental. São Paulo: Nacional, 1974. p. 222-223.


3. O significado da Roma antiga. Podemos dizer que os romanos, juntamente com os gregos, atingiram um dos mais elevados níveis de desenvolvimento cultural de toda a Antiguidade, com fortes repercussões até os nossos dias. 

As instituições romanas, suas leis, a vida dos cidadãos, o funcionamento da administração, as conquistas e a arte são apenas alguns exemplos de um grau de desenvolvimento jamais visto na história até aquele momento. 

Mas o grande desenvolvimento romano se fez à custa de um tipo de trabalho bastante degradante e pouco avançado, pois, de modo geral, o escravismo impedia o desenvolvimento de novas formas de trabalho e de novas técnicas. Essa aparente contradição foi rompida na Idade Média, com o aparecimento de novas formas de trabalho. PEDRO, Antonio et alli. História do mundo ocidental. São Paulo: FTD, 2005. p. 82.

Nenhum comentário:

Postar um comentário