"Os espelhos estão cheios de gente.
Os invisíveis nos vêem.
Os esquecidos se lembram de nós.
Quando nos vemos, os vemos.
Quando nos vamos, se vão?"
Eduardo Galeano: Espelhos

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Guerra da Coréia (1950-1953)

Em junho de 1950, eclodiu a guerra da Coréia, país que em 1945 se dividira entre um regime comunista pró-soviético, no norte, e um regime favorável aos Estados Unidos, no sul. Ansiosa para restaurar a unidade nacional coreana e supondo, equivocadamente, que os norte-americanos não interviriam, a Coréia do Norte invadiu a Coréia do Sul, possivelmente com a aprovação de Stalin. Os Estados Unidos imediatamente adotaram medidas defensivas, obtendo o apoio das Nações Unidas para uma guerra contra a Coréia do Norte. Sob o comando do general Douglas McArthur, as tropas norte-americanas e sul-coreanas, auxiliadas por uma pequena força adicional enviada pelos outros membros das Nações Unidas, abriram caminho para o norte em direção à fronteira da China. Temendo por sua própria segurança, Mao Tsé-tung enviou "voluntários" chineses para rechaçar o inimigo que se aproximava num ataque-surpresa. Forçadas a recuar, as tropas do general McArthur finalmente se retiraram da Coréia do Norte. A paz foi restabelecida em 1953, com a reafirmação da divisão do país. A Coréia do Sul tornou-se um posto avançado do poder norte-americano.


Massacre na Coréia, Pablo Picasso

O medo da ambição global soviética fortaleceu a decisão de Washington de conter o poder soviético. Sob o governo de Eisenhower (1952-1960), os Estados Unidos estenderam suas alianças aos países da Ásia central e oriental pelas razões que o presidente declarou ao assumir o cargo: "A liberdade que estimamos e defendemos na Europa e na América não é diferente da liberdade que se encontra em perigo na Ásia." Ainda mais próximo de casa, no hemisfério ocidental, os Estados Unidos asseguraram - mediante pressões econômicas, subversão ou intervenção militar, se necessário - que não se estabelecesse nenhum regime pró-soviético nem marxista.

PERRY, Marvin. Civilização ocidental: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2002. p. 637-638.

NOTA: O texto "Guerra da Coreía (1950-1953)" não representa, necessariamente, o pensamento deste blog. Foi publicado com o objetivo de refletirmos sobre a construção do conhecimento histórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário