"Os espelhos estão cheios de gente.
Os invisíveis nos vêem.
Os esquecidos se lembram de nós.
Quando nos vemos, os vemos.
Quando nos vamos, se vão?"
Eduardo Galeano: Espelhos

quarta-feira, 9 de abril de 2014

A pobreza no período medieval

O pobre era o indivíduo que não tinha o necessário para garantir a própria subsistência: doente, inválido, peregrino, idoso, viúva, órfão ou vítimas de crises. Além disso, existia uma outra pobreza, “laboriosa”, que sobrevivia dificilmente abaixo dos limites da indigência. Também havia os “pobres envergonhados”, ou seja, os desclassificados que tinham vergonha de mendigar na rua. Esses pobres apareceram no século XIII, no momento em que a economia monetária chacoalhava as hierarquias antigas e aumentava a mobilidade social.


As sete obras de misericórdia, Pieter Brueghel, o Jovem

Esses diferentes exemplos dizem respeito a uma pobreza “social”, assumida, involuntária. Mais havia na Idade Média uma pobreza “religiosa”, escolhida, voluntária: a dos monges e eremitas, que se afastavam do mundo e se aproximavam de Deus.

O cristianismo encontrou um lugar central para a esmola na “economia da salvação”. A esmola apagava o pecado e, com isso, era a melhor maneira de reconciliar-se com a misericórdia divina. O pobre se tornava assim o interesse privilegiado. Mas a esse dever da esmola deviam responder a prece e a paciência do pobre. Este devia aceitar seu estado e não questionar a distribuição desigual de bens.

Por outro lado, subsistia uma ambivalência na pobreza medieval, às vezes exaltada no discurso religioso e desprezada na realidade social. Desse hiato entre pobreza-valor e pobreza-estado, conclui-se a eficácia extremamente reduzida do elogio à pobreza voluntária. E o discurso da Igreja, justificando a riqueza, serve para forçar os ricos a fazer certa redistribuição de renda.


Pobreza. In: BETING, Graziella. Coleção história de A a Z: [volume] 2: Idade Média. Rio de Janeiro: Duetto, 2009. p. 50.

NOTA: O texto "A pobreza no período medieval" não representa, necessariamente, o pensamento deste blog. Foi publicado com o objetivo de refletirmos sobre a construção do conhecimento histórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário