"Os espelhos estão cheios de gente.
Os invisíveis nos vêem.
Os esquecidos se lembram de nós.
Quando nos vemos, os vemos.
Quando nos vamos, se vão?"
Eduardo Galeano: Espelhos

domingo, 6 de abril de 2014

As inscrições e pinturas rupestres na África


Pintura rupestre em Tassili

Um importante testemunho sobre a pré-história africana é dado pelas inscrições e pinturas descobertas na região setentrional do Saara. Depois da primeira dessas descobertas, ocorrida em Tint, no ano de 1847, encontraram-se na África setentrional vários outros sítios ricos em amostras da arte pré-histórica. Os motivos mais freqüentes das pinturas rupestres localizadas na região do Grande Atlante, nos montes Tassili e na Líbia eram representados por elefantes, rinocerontes, hipopótamos, búfalos, girafas, crocodilos, felinos e outros espécimes da fauna tropical. Além de animais selvagens, nas pinturas rupestres mais antigas aparecem também exemplares da fauna doméstica, tais como bois e ovelhas, e nas pinturas de épocas posteriores existem representações de cavalos e camelos. As figuras humanas, constantemente reproduzidas pelos artistas pré-históricos da África, apresentam traços semelhantes aos dos desenhos rupestres da região mediterrânea.

Pintura rupestre em Tassili

As inscrições e pinturas rupestres descobertas nos territórios da África meridional possuem muitos pontos em comum com as da Europa pré-histórica. Os exemplares encontrados no centro-sul do continente africano foram gravadas na rocha, e representam animais, motivos geométricos e figuras humanas.

Essas pinturas espalham-se por uma vasta área localizando-se particularmente na Rodésia e nas províncias do Cabo e Orange. Em sua maioria, representam cenas de caça e danças rituais, demonstrando uma grande preocupação com o movimento e a cor. De uma forma geral, as figuras femininas distinguem-se pelas grandes proporções das nádegas, enquanto as masculinas se caracterizavam pelos membros filiformes, pela cintura estreita e pelas costas largas.


Pintura rupestre em Tassili

A superposição de figuras e cores torna difícil determinar com precisão a data desses desenhos rupestres. Contudo, os mais antigos revelam certa analogia com as pinturas e inscrições descobertas no norte da África. Em alguns casos, pequenos arqueiros de pele clara são representados lutando com homens negros de grande estatura, munidos de escudos ovalados. Tais cenas são provavelmente alusivas às lutas dos bosquímanos e hotentotes do sul da África contra os invasores bantu.

Os especialistas acreditam que o mais antigo desses desenhos tenha sido feito por volta de 3000 a.C., sendo portanto contemporâneo das pinturas rupestres do Saara e correspondendo ao período Neolítico europeu. Os bosquímanos continuaram a fazer inscrições e pinturas na rocha até o século XIX, quando interromperam essa tradição devido à invasão de seus territórios por outros grupos africanos e pelos próprios europeus. A partir de então, foram praticamente encurralados em pequenas áreas desérticas do sul do continente, onde se encontram em processo de extinção.


HISTÓRIA DAS CIVILIZAÇÕES. São Paulo: Abril Cultural, 1975. p. 35-6. Volume 3.

NOTA: O texto "As inscrições e pinturas rupestres na África" não representa, necessariamente, o pensamento deste blog. Foi publicado com o objetivo de refletirmos sobre a construção do conhecimento histórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário