"Os espelhos estão cheios de gente.
Os invisíveis nos vêem.
Os esquecidos se lembram de nós.
Quando nos vemos, os vemos.
Quando nos vamos, se vão?"
Eduardo Galeano: Espelhos

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Mobilização pela memória dos desaparecidos


"Não esquecer os companheiros mortos pela ditadura militar, como também não perder de vista o que eles queriam, pelo que lutavam". Com esta frase, a presidente do Movimento Tortura Nunca Mais de Pernambuco, Amparo Araújo, explica o principal objetivo da associação. [...] O movimento tem unidades em nove estados brasileiros e é uma das associações espalhadas pelo país que buscam resgatar a história daqueles que perderam a vida, foram torturados ou desapareceram na luta contra a repressão.

A militância dessas organizações não-governamentais já chegou à internet. [...] A página do Comitê Catarinense Pró-Memória dos Mortos e Desaparecidos Políticos, com sede em Criciúma, em Santa Catarina, é uma delas. Fundado há 20 anos, ele reúne mães e irmãos de desaparecidos, além de ex-presos políticos e algumas pessoas que se comoveram com o trabalho da associação. O comitê trabalha em conjunto com o Movimento Tortura Nunca Mais.

De acordo com a coordenadora da instituição, Derlei Catarina de Luca, [...] a luta para que a população brasileira saiba mais sobre o destino de ex-presos, mortos e desaparecidos políticos da época da ditadura militar tem dois objetivos principais: desfazer a imagem de bandidos dos torturados que o governo militar sempre quis passar e mostrar que a luta antirrepressão não foi em vão. "Não fomos torturados nem vimos nossos companheiros morrerem à toa. Por isso, a luta de nossas associações tem tanto valor", completa.

CARDOSO, Carolina. Sites têm resgate histórico de desaparecidos. Disponível em www.torturanuncamais.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário