Cotidiano:resistência
"Hoje eu quero
um poema transparente,
semelhante à lágrima
que iludiu meus olhos desatentos,
[...] Um poema capaz de liberdade.
Capaz de falar nesta hora noturna
quando todos dormem, e o silêncio oficial
amordaçou as cantigas do meu povo."
"Tive a terra,
não tenho,
tive a casa,
não tenho,
tive uma pátria,
venderam,
tive caminhos,
foram fechados,
tive mãos,
deceparam [...]"
("Poemas da noite", Pedro Tierra)
Tanques do exército nas ruas após o golpe de 31 de março de 1964.
"Em 1964, a nação recebeu um tiro no peito. Um tiro que matou a alma nacional. Os personagens que pareciam fazer parte da história natural brasileira, ou da História do Brasil como nós imaginávamos, esses personagens sumiram. Ou fora do poder, ou presos e mortos. E em seu lugar surgiram outros, que eu nunca sequer percebera existir. Aí me veio a percepção clara de que o Brasil tinha mudado de regime." (Betinho apud BARROS, Edgard Luiz de. Os governos militares. São Paulo: Contexto, 1991. p. 13.)
Cotidiano: repressão
"Não era mole aqueles dias
De percorrer de capuz
A distância da cela
À câmara de tortura
E nela ser capaz de dar urros
Tão feios como nunca ouvi.
Havia dias que as piruetas do pau-de-arara
Pareciam ridículas e humilhantes;
E, nus, ainda éramos capazes de corar
Ante as piadas sádicas dos carrascos.
Havia dias em que todas as perspectivas
Eram pra lá de negras
E todas as expectativas
Se resumiam à esperança algo cética
De não tomar pancadas nem choques elétricos.
Havia outros momentos
Em que as horas se consumiam
À espera do ferrolho da porta que conduzia
Às mãos dos especialistas
Em nossa agonia
Houve ainda períodos
Em que a única preocupação possível
Era ter papel higiênico
Comer alguma coisa com algum talher
Saber o nome do carcereiro do dia
Ficar na expectativa da primeira visita
O que valia como um aval da vida
Um carimbo de sobrevivente
E um status de prisioneiro político.
Depois a situação foi melhorando
E foi possível até sofrer
Ter angústia, ler
Amar, ter ciúmes
E todas essas outras bobagens amenas
Que aí fora reputamos
Como experiências cruciais."
(Alex Polari, "Os Primeiros Tempos")
Castelo Branco e militares: arrogância e prepotência
Hoje você é quem manda
Falou, tá falado
Não tem discussão, não.
A minha gente hoje anda
Falando de lado e olhando pro chão
Viu?
Você que inventou esse Estado
Inventou de inventar
Toda escuridão
Você que inventou o pecado
Esqueceu-se de inventar o perdão
Apesar de você
amanhã há de ser outro dia
Eu pergunto a você onde vai se esconder
Da enorme euforia?
Como vai proibir
Quando o galo insistir em cantar?
Água nova brotando
E a gente se amando sem parar
Quando chegar o momento
Esse meu sofrimento
Vou cobrar com juros. Juro!
Todo esse amor reprimido,
Esse grito contido,
Esse samba no escuro
Você que inventou a tristeza
Ora tenha a fineza
de "desinventar"
Você vai pagar, e é dobrado,
Cada lágrima rolada
Nesse meu penar
Apesar de você
Amanhã há de ser outro dia.
Ainda pago pra ver
O jardim florescer
Qual você não queria
Você vai se amargar
Vendo o dia raiar
Sem lhe pedir licença
E eu vou morrer de rir
E esse dia há de vir
antes do que você pensa
Apesar de você
Apesar de você
Amanhã há de ser outro dia
Você vai ter que ver
A manhã renascer
E esbanjar poesia
Como vai se explicar
Vendo o céu clarear, de repente,
Impunemente?
Como vai abafar
Nosso coro a cantar,
Na sua frente.
Apesar de você
Apesar de você
Amanhã há de ser outro dia.
Você vai se dar mal, etc e tal
[...] o Golpe de 1964 pode ser acusado de muitas coisas, menos de ter sido uma mera quartelada. Há muito tal intervenção era discutida em instituições, como a Escola Superior de Guerra (ESG), criada em 1948, ou o Instituto de Pesquisa e Estudos Sociais (IPES), fundado em 1962, por lideranças empresariais. Outro indício de que o golpe já vinha sendo tramado há tempos ficou registrado nos documentos da operação "Brother Sam", através da qual se previa, caso houvesse resistência, que o governo norte-americano "doaria" 110 toneladas de armas e munições ao exército brasileiro. Por ser fruto desse planejamento prévio, não é surpreendente que a instituição militar apresentasse um projeto próprio de desenvolvimento para o país - projeto, aliás, compartilhado pela maioria do empresariado nacional. Em larga medida, consistia em retomar o modelo implantado em fins dos anos de 1950, aquele que definimos como tripé, baseado na associação entre empresas nacionais privadas, multinacionais e estatais.
No sentido de tornar esse modelo mais "eficaz", foi meticulosamente organizada a repressão ao movimento sindical e à oposição política. Contudo, a implantação da ditadura não ocorreu imediatamente após a deposição do presidente. Os conspiradores dependiam dos grupos legalistas, muitos deles defensores do retorno dos civis ao poder nas próximas eleições presidenciais. Além disso, a ausência de resistência - em 3 de abril de 1964, João Goulart rumava calmamente para o exílio no Uruguai - desarmou momentaneamente a "linha dura". Mas isso durou pouco. Em 1965, graças às "depurações" nas forças armadas, os militares identificados com o General Costa e Silva já tinham força suficiente para alterar o rumo da "revolução". A derrota que enfrentaram nas urnas alimentou ainda mais essa tendência. No referido ano, candidatos oposicionistas venciam em estados e cidades importantes, como Guanabara, Minas Gerais e a capital paulista. Boa parcela dos brasileiros demonstrava assim seu descontentamento frente ao governo instituído em 31 de março. Como resposta, foram impostos os Atos Institucionais nº 2 e nº 3, que aboliam os partidos existentes e as eleições diretas para presidente, governador e prefeitos de capitais. Agora não restavam dúvidas, os militares tinham vindo para ficar...
Cotidiano: repressão
O governo nascido do Golpe de 1964 foi definido certa vez como o "Estado Novo da UDN". Essa definição tem sua razão de ser. Durante duas décadas, políticos udenistas - representantes de parcelas importantes das elites empresariais e agrárias - dificilmente chegaram a conseguir apoio de mais de 30% do eleitorado brasileiro. Entretanto, através da ditadura militar, puderam ver implementadas várias de suas propostas em termos de política econômica, como, por exemplo, a diminuição do valor real dos salários, a abertura ampla da economia aos investimentos estrangeiros, e a recessão nos primeiros meses após o golpe.
A aliança entre udenistas e militares teve ainda outras repercussões. Apesar de oportunistas e golpistas, os partidários da UDN eram admiradores de democracias liberais. Tal posicionamento obstaculizou a adoção de um modelo fascista no Brasil. Mesmo nos momentos de maior intolerância, a ditadura militar, através da rotatividade dos presidentes, evitou o caudilhismo, não deixando de reconhecer a legalidade da oposição parlamentar. A extinção dos partidos tradicionais, em 1965, foi acompanhada da criação de duas novas agremiações: Aliança Renovadora Nacional (ARENA) e Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Esse último representava boa parte dos grupos que lutavam pelo retorno à normalidade democrática.
Cotidiano: resistência
Tem dias que a gente se sente
Como quem partiu ou morreu
A gente estancou de repente
Ou foi o mundo então que cresceu...
A gente quer ter voz ativa
No nosso destino mandar
Mas eis que chega a roda viva
E carrega o destino prá lá ...
Roda mundo, roda gigante
Roda moinho, roda pião
O tempo rodou num instante
Nas voltas do meu coração...
A gente vai contra a corrente
Até não poder resistir
Na volta do barco é que sente
O quanto deixou de cumprir
Faz tempo que a gente cultiva
A mais linda roseira que há
Mas eis que chega a roda viva
E carrega a roseira prá lá...
Roda mundo, roda gigante
Roda moinho, roda pião
O tempo rodou num instante
Nas voltas do meu coração...
A roda da saia mulata
Não quer mais rodar não senhor
Não posso fazer serenata
A roda de samba acabou...
A gente toma a iniciativa
Viola na rua a cantar
Mas eis que chega a roda viva
E carrega a viola prá lá...
Roda mundo, roda gigante
Roda moinho, roda pião
O tempo rodou num instante
Nas voltas do meu coração...
O samba, a viola, a roseira
Que um dia a fogueira queimou
Foi tudo ilusão passageira
Que a brisa primeira levou...
No peito a saudade cativa
Faz força pro tempo parar
Mas eis que chega a roda viva
E carrega a saudade prá lá ...
Roda mundo, roda gigante
Roda moinho, roda pião
O tempo rodou num instante
Nas voltas do meu coração..
("Roda viva", Chico Buarque)
Os partidários do extinto PCB, de imediato, deram início a uma autocrítica frente ao esquerdismo assumido durante o governo deposto. Porém, tal postura não foi unânime, fazendo com que dirigentes abandonassem o partido, como foram os casos de Carlos Mariguella (ALN) e Apolônio de Carvalho (PCBR). Criticava-se, então, o que se denominava "etapismo", ou seja, uma estratégia que pregava a revolução por etapas, cabendo ao PCB apoiar a burguesia nacional no processo de constituição de uma sociedade democrática, antifeudal e antiimperialista, deixando para um futuro distante a luta pela implantação do socialismo. De acordo com os dissidentes, a estratégia do PCB facilitara a implantação da ditadura, pois subordinara o movimento operário aos acordos da cúpula com as lideranças populistas. [...]
Dirigentes do PC do B mortos pelo
Exército na chacina da Lapa, em dezembro de 1976
A ausência de resistência ao golpe militar fez com que esse tipo de interpretação ganhasse muitos adeptos. Entre 1965 e 1967, amplia-se o número de dissidências, fragmentação que atinge até mesmo as organizações que haviam sido formadas alguns anos antes. [...]
Cotidiano: repressão
Entre a esquerda oposicionista nascem, então, propostas de luta armada. Há, sem dúvida, inúmeros matizes entre um grupo e outro. No entanto, a perspectiva de uma revolução iminente parece ser um traço comum às diversas siglas. [...]
O estudante Edson Luis de 16 anos é metralhado no restaurante Calabouço (Rio de Janeiro). A morte de Edson Luis virou um marco na luta estudantil contra a ditadura.
A novidade do período era que os grupos revolucionários recém-formados recrutavam seus militantes na classe média. Havia mesmo, em partidos que aderiram à luta armada, o predomínio de estudantes e professores universitários. Esse segmento, segundo os processos da justiça militar, respondia por 80% do Movimento de Libertação Popular (MOLIPO), 55% do Movimento Revolucionário 8 de outubro (MR-8) e 53% do Comando de Libertação Nacional (COLINA) [...].
Missa na Candelária: repressão
Pai! Afasta de mim esse cálice
Pai! Afasta de mim esse cálice
Pai! Afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue
Pai! Afasta de mim esse cálice
Pai! Afasta de mim esse cálice
Pai! Afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue
Como beber dessa bebida amarga
Tragar a dor e engolir a labuta?
Mesmo calada a boca resta o peito
Silêncio na cidade não se escuta
De que me vale ser filho da santa?
Melhor seria ser filho da outra
Outra realidade menos morta
Tanta mentira, tanta força bruta
Pai! Afasta de mim esse cálice
Pai! Afasta de mim esse cálice
Pai! Afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue
Como é difícil acordar calado
Se na calada da noite eu me dano
Quero lançar um grito desumano
Que é uma maneira de ser escutado
Esse silêncio todo me atordoa
Atordoado eu permaneço atento
Na arquibancada, prá a qualquer momento
Ver emergir o monstro da lagoa
Pai! Afasta de mim esse cálice
Pai! Afasta de mim esse cálice
Pai! Afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue
De muito gorda a porca já não anda (Cálice!)
De muito usada a faca já não corta
Como é difícil, Pai, abrir a porta (Cálice!)
Essa palavra presa na garganta
Esse pileque homérico no mundo
De que adianta ter boa vontade?
Mesmo calado o peito resta a cuca
Dos bêbados do centro da cidade
Pai! Afasta de mim esse cálice
Pai! Afasta de mim esse cálice
Pai! Afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue
Talvez o mundo não seja pequeno (Cale-se!)
Nem seja a vida um fato consumado (Cale-se!)
Quero inventar o meu próprio pecado (Cale-se!)
Quero morrer do meu próprio veneno (Pai! Cale-se!)
Quero perder de vez tua cabeça! (Cale-se!)
Minha cabeça perder teu juízo. (Cale-se!)
Quero cheirar fumaça de óleo diesel (Cale-se!)
Me embriagar até que alguém me esqueça (Cale-se!)
("Cálice", de Chico Buarque e Gilberto Gil)
Prisões de 700 líderes estudantis no Congresso da UNE em Ibiúna (São Paulo).
[...]
[...] A partir dos anos de 1940, o mundo estava sendo sacudido por revoluções nacionalistas na Ásia e na África. O impossível parecia estar sendo feito: países pobres do terceiro mundo conseguiam vencer seus antigos colonizadores europeus. Coroando essas transformações, em 1959, um pequeno grupo de guerrilheiros fazia uma revolução em Cuba, enfrentando a oposição do tradicional partido comunista local e dos Estados Unidos, que já nessa época desfrutavam o título de maior potência econômica e militar do mundo. Mais ainda: a revolução era um fenômeno da alta cultura. Entre seus partidários estavam refinados romancistas, filósofos e artistas europeus e norte-americanos. No Brasil, algumas das produções da época, extraordinariamente bem-sucedidas - o cinema de Glauber Rocha, a música de João Gilberto, o teatro de Augusto Boal - revelavam o lado positivo da "ruptura" radical com o passado. [...]
Ao longo dos anos de 1960, tal visão foi difundida por meio do cinema, do teatro e do jornalismo, assim como por palestras e debates promovidos pelos Centros Populares de Cultura da União Brasileira dos Estudantes (CPC-UNE). [...]
1968: passeata dos Cem Mil (Rio de Janeiro)
Caminhando e cantando
E seguindo a canção
Somos todos iguais
Braços dados ou não
Nas escolas, nas ruas
Campos, construções
Caminhando e cantando
E seguindo a canção
Vem, vamos embora
Que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora
Não espera acontecer
Pelos campos há fome
Em grandes plantações
Pelas ruas marchando
Indecisos cordões
Ainda fazem da flor
Seu mais forte refrão
E acreditam nas flores
Vencendo o canhão
Vem, vamos embora
Que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora
Não espera acontecer
Há soldados armados
Amados ou não
Quase todos perdidos
De armas na mão
Nos quartéis lhes ensinam
Uma antiga lição:
De morrer pela pátria
E viver sem razão
Vem, vamos embora
Que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora
Não espera acontecer
Nas escolas, nas ruas
Campos, construções
Somos todos soldados
Armados ou não
Caminhando e cantando
E seguindo a canção
Somos todos iguais
Braços dados ou não
Os amores na mente
As flores no chão
A certeza na frente
A história na mão
Caminhando e cantando
E seguindo a canção
Aprendendo e ensinando
Uma nova lição
Vem, vamos embora
Que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora
Não espera acontecer
Vista a partir de hoje, a luta armada parece ser algo ingênuo ou mesmo incompreensível, mas na época, vale lembrar, ela era fortemente marcada pelo sentimento nacional, em um mundo onde revoluções que pareciam "impossíveis" estavam ocorrendo. [...]
Caminhando contra o vento
Sem lenço e sem documento
No sol de quase dezembro
Eu vou...
O sol se reparte em crimes
Espaçonaves, guerrilhas
Em cardinales bonitas
Eu vou...
Em caras de presidentes
Em grandes beijos de amor
Em dentes, pernas, bandeiras
Bomba e Brigitte Bardot...
O sol nas bancas de revista
Me enche de alegria e preguiça
Quem lê tanta notícia
Eu vou...
Por entre fotos e nomes
Os olhos cheios de cores
O peito cheio de amores vãos
Eu vou
Por que não, por que não...
Ela pensa em casamento
E eu nunca mais fui à escola
Sem lenço e sem documento,
Eu vou...
Eu tomo uma coca-cola
Ela pensa em casamento
E uma canção me consola
Eu vou...
Por entre fotos e nomes
Sem livros e sem fuzil
Sem fome, sem telefone
No coração do Brasil...
Ela nem sabe até pensei
Em cantar na televisão
O sol é tão bonito
Eu vou...
Sem lenço, sem documento
Nada no bolso ou nas mãos
Eu quero seguir vivendo, amor
Eu vou...
Por que não, por que não...
Por que não, por que não...
Por que não, por que não...
Por que não, por que não...
("Alegria, Alegria", de Caetano Veloso)
[...] Em 1967 era dado início a uma série de roubos a banco por parte dos grupos guerrilheiros, processo que se arrasta até o início dos anos de 1970 e resulta em cerca de trezentas instituições atacadas, com a apropriação de mais de 2 milhões de dólares. Na prática, a guerrilha - salvo no caso do Araguaia - não se estenderá ao campo. À medida que o sistema repressivo ia conseguindo realizar prisões, o emprego sistemático da tortura fazia com que mais e mais revolucionários fossem capturados. Em 1969, a própria dinâmica do movimento guerrilheiro é por isso mesmo alterada, passando a ter como objetivo resgatar companheiros das masmorras militares. Os assaltos a bancos vão dando lugar a sequestros - dentre os quais o dos embaixadores norte-americano, alemão e suíço no Brasil - cujo resgate é a libertação de prisioneiros políticos.
Repressão: guerrilha do Araguaia
Sucursal do Inferno: Edifício do DOI-CODI em São Paulo.
(DOI-CODI, sigla de Departamento de Operações de Informações do Centro de Operações de Defesa Interna: órgão repressor criado pelo regime militar para prender e torturar aqueles que fossem contrários ao regime.)
"[...] Fui levado do Presídio Tiradentes para a Operação Bandeirantes (OB, Polícia do Exército) no dia 17 de fevereiro, terça-feira, às 14:00. O capitão Maurício, que veio buscar-me em companhia de dois policiais, disse: 'Você agora vai conhecer a sucursal do Inferno.'
[...] Ao chegar à OB fui conduzido à sala de interrogatórios. A equipe do capitão Maurício passou a acarear-me com duas pessoas. O assunto se referia ao congresso da UNE, em Ibiúna, em outubro de 1968 [...]. Pouco depois levaram-me para o pau-de-arara.
Dependurado, nu, com mãos e pés amarrados, recebi choques elétricos, de pilha seca, nos tendões dos pés e na cabeça. Eram seis os torturadores, comandados pelo capitão Maurício. Davam-se telefones (tapas nos ouvidos) e berravam impropérios. Isso durou cerca de uma hora [...].
Ao sair da sala, tinha o corpo marcado de hematomas, o rosto inchado, a cabeça inchada e dolorida.
[...] Na quinta-feira, três policiais acordaram-me à mesma hora do dia anterior. De estômago vazio, fui para a sala de interrogatórios. Um capitão, cercado por uma equipe, voltou às mesmas perguntas [...] Sentaram-me na cadeira-do-dragão (com chapas metálicas e fios) e descarregaram choques nas mãos, nos pés, nos ouvidos e na cabeça.
Dois fios foram amarrados às minhas mãos e um na orelha esquerda. A cada descarga eu estremecia todo, como se o organismo fosse se decompor. Da sessão de choques passaram-me ao pau-de-arara. Mais choques, pauladas no peito e nas pernas [...]. Uma hora depois, com o corpo todo sangrando e todo ferido, desmaiei. Fui desamarrado e reanimado [...].
Voltaram às perguntas, batiam em minhas mãos com palmatórias [...]. Era impossível saber qual parte do corpo doía mais: tudo parecia massacrado. Mesmo que quisesse não poderia responder às perguntas: o raciocínio não se ordenava mais." (Testemunho de Tito de Alencar Lima, frade dominicano, preso em 1969. In: AQUINO, Rubim Santos Leão de et alli. Brasil: uma história popular. Rio de Janeiro: Record, 2003. p. 124-125)
O jornalista Vladimir Herzog foi torturado e assassinado nos porões do DOI-CODI de São Paulo em 1975.
Até mesmo a oposição legal deixa de ser aceita. A frente ampla [...] que defendia bandeiras democráticas, como eleições diretas, anistia e nova constituição, é proibida em 1968. A recessão e o declínio do poder de compra dos salários fizeram, por sua vez, com que o movimento sindical renascesse. Greves envolvendo milhares de operários ocorreram em Minas Gerais e São Paulo. No mesmo período, são registradas manifestações estudantis em todo o país, culminando com a Passeata dos Cem Mil, em 26 de agosto de 1968. A resposta dos militares: maior endurecimento do regime. Em 13 de dezembro era assinado o AI-5. O presidente da república pode agora, a bel-prazer, fechar desde câmaras de vereadores até o próprio congresso nacional, pode nomear interventores para qualquer cargo executivo, pode cassar os direitos políticos de qualquer cidadão e pode também suspender o recurso a habeas-corpus.
Cartaz de denúncia de mortos e desaparecidos. Hoje, no Brasil, ainda são 144 os desaparecidos políticos.
"Quase toda a América Latina passaria, nos anos seguintes, pela implantação de regimes ditatoriais. Eles simbolizaram uma espécie de último capítulo na luta entre os setores conservadores e as estruturas nacionalistas-populistas montadas entre as duas guerras mundiais no continente. Não por acaso, as novas ditaduras facilitariam muito a penetração do capital estrangeiro em seus países.
O golpe de 1964 e, depois, o AI-5 puseram abaixo a máquina política construída por Getúlio Vargas. Militares formados de acordo com a doutrina de segurança nacional logo fariam coisa semelhante na Argentina, Uruguai, Peru e, mais tarde, Chile, sempre com o apoio da Casa Branca, interessadíssima em 'combater o comunismo na América Latina'. O continente mergulhava na escuridão." (BRENER, Jaime. Jornal do Século XX. São Paulo: Moderna, 1998. p. 246.)
[...]
Resistência: mães lutam pela libertação de seus filhos presos.
Desde 1972, os movimentos armados urbanos já não existiam mais. A guerrilha, que sobrevivia apenas no Araguaia, havia sido destroçada em 1974. Os vários tentáculos repressivos passavam agora a perseguir grupos que não participaram desse tipo de enfrentamento, como foi o caso do PCB e de membros da Igreja. A subjugação desses organismos repressivos ganha apoio crescente da sociedade, manifestado através da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), do Conselho Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
Resistência: Capitão Carlos Lamarca dando instruções ao VPR.
"Três anos de revolta
no Araguaia
A luta na selva,
lavouras abandonadas,
homens, mulheres e crianças
trucidados nos castanhais.
Vilas bombardeadas
e rios envenenados
- o napalm na floresta.
Foi preciso perseguir cada posseiro,
cada castanheiro e cada agricultor
para conter a guerrilha."
(Os rios envenenados, poema de Carlos Amorim)
Cemitério clandestino em São Paulo: desaparecidos políticos da ditadura militar
* A repressão no Brasil. A violência sempre esteve presente na história da Humanidade como instrumento de imposição dos direitos e das vontades dos mais fortes. Na América Latina, esse instrumento foi cotidianamente usado desde a chegada dos europeus e, no período de colonização, como forma de conquistar os índios, escravizando-os e obrigando-os a se submeterem ao seu poder.
Desde aqueles tempos, os direitos humanos jamais foram respeitados e a violência usada pelos detentores do poder político deu fim a muitos indivíduos que se colocaram contra o regime vigente.
Um dos artifícios mais usados para manter a "ordem política" tem sido a tortura. Ela é um meio que serve para obrigar os indivíduos a falar ou a fazer aquilo que outros querem. Além disso, ela serve para destruir psicologicamente os indivíduos, levando-os ao grau máximo da degradação humana.
A tortura foi retomada em grande escala pelas ditaduras militares latino-americanas nas décadas de 1960 e 1970. Ela foi responsável pelo "desaparecimento" de milhares de indivíduos, homens, mulheres e crianças que, em muitos casos, não tinha nenhuma relação com a "briga" política. Além disso, ela deixou a sua marca, tanto física como psicológica naqueles que direta ou indiretamente passaram pelas mãos dos torturadores.
Mesmo hoje, a violência não deixou de ser praticada e os direitos humanos ainda não são respeitados em sua íntegra nos países americanos. Com isso, o poder do mais forte ainda prevalece, calando a boca daqueles que se atrevem a se colocar contra o seu regime.
O texto abaixo fala da repressão no Brasil, segundo livro de depoimentos coordenado pelo arcebispo de São Paulo, D. Paulo Evaristo Arns.
Depoimento (em 1977) de Elza Maria Pereira Lianza, 25 anos, engenheira, que esteve presa no Rio de Janeiro: [...] que a interrogada foi submetida a choques elétricos em vários lugares do corpo, inclusive nos braços, nas pernas e na vagina, que o marido da interrogada teve oportunidade de presenciar essas cenas relacionadas com choques elétricos e os torturadores amplificavam os gritos da interrogada, para que os mesmos fossem ouvidos pelo seu marido.
Depoimento (em 1970) de Apio Costa Rosa, 28 anos, bancário, preso em Belo Horizonte : [...] que em determinada oportunidade foi-lhe introduzido no ânus pelas autoridades policiais um objeto parecido com um limpador de garrafas; que em outra oportunidade essas mesmas autoridades determinaram que o interrogado permanecesse em pé sobre latas, posição em que vez por outra recebia murros, queimaduras de cigarros; que a isso as autoridades davam o nome de Vietnã. que o interrogado mostrou a este Conselho uma marca à altura do abdômem como tendo sido lesão que fora produzida pelas autoridades policiais (gilete).
Depoimento (em 1973) de Maria José de Souza Barros, camponesa, cujo marido foi preso no Ceará: [...] e ainda levaram seu filho para o mato, judiaram com o menino, com a finalidade de dar conta de seu marido; que o menino se chama Francisco de Souza Barros e tem a idade de nove anos; que a polícia levou o menino às cinco horas da tarde e somente voltou com eles às duas da madrugada mais ou menos.
Depoimento (em 1970) de Maria Mendes Barbosa, 28 anos, professora presa em Minas Gerais : [...] nua, foi obrigada a desfilar na presença de todos, desta ou daquela forma, havendo, ao mesmo tempo, o capitão Portela, nessa oportunidade, beliscando os mamilos da interrogada até quase produzir sangue; que, além disso, [...] foi, através de um cacetete, tentada a violação de seu órgão genital; que ainda, naquela oportunidade, os seus torturadores faziam a autopromoção de suas possibilidades na satisfação de uma mulher, para a interrogada, e depois fizeram uma espécie de sorteio para que ela, interrogada, escolhesse um deles. (ARNS, P. Evaristo. Brasil: nunca mais. Petrópolis: Vozes, 1985. p. 40-48.) Citado em: PINSKY, Jaime (org.). História da América através de textos. São Paulo: Contexto: 2004. p. 166-167, 170-171.
Cotidiano: resistência ao AI-5
"Houve uma ditadura no Brasil, a partir de 1964. Em 1968, ela piorou. Seu desmonte se iniciou na segunda metade dos anos 1970, impulsionado por movimentos sociais expressivos - mobilizações populares, crescimento de setores oposicionistas, greves e lutas contra a carestia e o desemprego [...] e por eleições diretas [...]. Demissões, cassações de direitos políticos e prisões arbitrárias, torturas, censura e outras violências explícitas se iniciaram apenas em 1968? Tudo era ditadura, na sociedade brasileira, entre 1964 e 1968, ou nesgas de democracia eram reinventadas, a duras penas, no cotidiano desse período, por alguns de seus sujeitos? A ditadura foi apenas militar, ou também possuía fortes componentes civis? Existiu um prelúdio soft da ditadura, entre 1964 e 1968, e ela se iniciou para valer somente com o AI-5 [...]? O regime se encerrou por completo em 1985, ou se desdobra, através de personagens, instituições e práticas até hoje?" (SILVA, Marcos. 1964/1968: de pior a pior. In: Brasil 1964/1968: a ditadura já era ditadura. São Paulo: LCTE, 2006. p. 7.)
Monumento Tortura Nunca Mais, do arquiteto piauinse Demetrius Albuquerque, em Recife (PE)
"Não há cova funda / que sepulte / a rasa covardia / Não há túmulo que oculte / os frutos da rebeldia / Cai um dia em desgraça / a mais torpe ditadura / quando os vivos saem à praça / e os mortos da sepultura".
("Os desaparecidos", poema de Affonso Romano de Sant'Anna)
("Os desaparecidos", poema de Affonso Romano de Sant'Anna)
"A tortura foi aplicada de maneira violenta! Usaram cerca de 320 tipos de tortura. Muitos presos não resistiram: morreram em meio a grandes sofrimentos. [...] Cento e trinta brasileiros foram banidos! [...] Houve centenas de exilados! [...] Milhares de prisões! Só na Operação Gaiola, foram presos 10 mil em 1970! Apenas entre 1964 e 1979, 1.565 sindicatos caíram sob intervenção, tiveram eleições anuladas ou foram fechados. A censura criou uma barreira a muitas notícias, músicas, peças de teatro, jornais, revistas, novelas, livros, filmes. [...] Governadores, prefeitos, senadores, deputados e vereadores foram cassados! [...] Por sua coragem, cerca de 358 pessoas pagaram com a própria vida seu idealismo." (AQUINO, Rubim Santos Leão de et alli. Brasil: uma história popular. Rio de Janeiro: Record, 2003. p. 124-126.)
Referências:
AQUINO, Rubim Santos Leão de et alli. Brasil: uma história popular. Rio de Janeiro: Record, 2003. p. 124-126.
ARNS, P. Evaristo. Brasil: nunca mais. Petrópolis: Vozes, 1985. p. 40-48.
BARROS, Edgard Luiz de. Os governos militares. São Paulo: Contexto, 1991. p. 13.
BRENER, Jaime. Jornal do século XX. São Paulo: Moderna, 1998. p. 246.
DEL PRIORE, Mary; VENÂNCIO, Renato Pinto. O livro de ouro da História do Brasil. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001. p. 354-358, 360, 362, 364-367.
PINSKY, Jaime et al. História da América através de textos. São Paulo: Contexto, 2004. p. 166-167, 170-171.
Muito bom o teu blog. A galera mais nova precisa saber do que aconteceu, por meio de narrativas não comprometidas com os que dominaram o país por longo período.
ResponderExcluirObrigado pelas palavras. Com certeza esse é um período que precisa ser estudado e aprofundado. Não podemos esquecê-lo.
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