"Os espelhos estão cheios de gente.
Os invisíveis nos vêem.
Os esquecidos se lembram de nós.
Quando nos vemos, os vemos.
Quando nos vamos, se vão?"
Eduardo Galeano: Espelhos

domingo, 29 de janeiro de 2017

Persépolis, a capital do Império Aquemênida

A capital real do Império Aquemênida era Persépolis, fundada por Dario I em cerca de 518 a.C. e ligada a uma eficiente rede de estradas reais. Embora o imperador geralmente governasse do palácio de Susa, a oeste, Persépolis era o centro político dos aquemênidas.

Reconstrução do telhado do Apadana, Charles Chipiez

Dario fundou sua nova capital em um planalto cerca de 80 km a sudoeste do antigo centro persa de Pasárgada. Os construtores fizeram um terraço artificial de 135 mil metros quadrados para nele erigirem uma série de palácios e salas de audiência. O maior de todos os prédios era o apadana, um salão de recepções que devia comportar 10 mil pessoas. Na escadaria do apadana, uma série de relevos representava pagadores de impostos das 20 províncias do império levando oferendas para o governante persa, pois Persépolis pode também ter sido a sede do Tesouro.

Vista panorâmica dos jardins do Palácio de Dario I, Charles Chipiez

Dario I ordenou a construção de uma enorme Sala do Trono, e acréscimos ao complexo estavam sendo feitos ainda no reinado de Artaxerxes III (gov. 358-338 a.C.). Em 331 a.C., Alexandre, o Grande, dominou Persépolis, e no ano seguinte um incêndio a arrasou.

PARKER, Philip. Guia ilustrado Zahar: história mundial. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário