"Pré-colombiano" se refere ao período anterior à chegada de Colombo ao Novo Mundo, antes que os costumes europeus começassem a influenciar os artesãos das Américas do Norte, Central e do Sul. Flechas de 10000 a.C. e cerâmica de 2000 a.C. são provas de quão antiga é a cultura do Novo Mundo. A arte tinha importância vital para a sociedade tribal. Atribuíam-se poderes mágicos a objetos como máscaras e cachimbos, usados nos rituais religiosos. Numa vida de incertezas, esperava-se que esses objetos apaziguassem a natureza e ajudassem a sobrevivência da tribo.
Além de tomarem parte em eventos importantes, como cerimônias de iniciação, enterros e festivais, os objetos belos eram muito valorizados porque os nativos americanos prezavam o costume de dar presentes. Presentes de alta qualidade conferiam prestígio a quem o dava, e os artesãos se esmeravam nos trabalhos em prata, cerâmica, cestaria, tecelagem e miçangas. Os nativos americanos eram também excelentes em pintura mural. Seu estilo tendia para o abstrato, com pictogramas estilizados flutuando ao léu, como nas pinturas em cavernas, sem indicação de fundo ou de primeiro plano.
Muito de sua arte era inspirada por visões. O xamã, sacerdote e curandeiro, reproduzia objetos que os deuses lhe revelavam enquanto estava em transe. Um dos resultados das reproduções desses impulsos subconscientes são as extremamente distorcidas máscaras esquimós, que estão entre as mais originais obras-de-arte já vistas.
Além de tomarem parte em eventos importantes, como cerimônias de iniciação, enterros e festivais, os objetos belos eram muito valorizados porque os nativos americanos prezavam o costume de dar presentes. Presentes de alta qualidade conferiam prestígio a quem o dava, e os artesãos se esmeravam nos trabalhos em prata, cerâmica, cestaria, tecelagem e miçangas. Os nativos americanos eram também excelentes em pintura mural. Seu estilo tendia para o abstrato, com pictogramas estilizados flutuando ao léu, como nas pinturas em cavernas, sem indicação de fundo ou de primeiro plano.
Muito de sua arte era inspirada por visões. O xamã, sacerdote e curandeiro, reproduzia objetos que os deuses lhe revelavam enquanto estava em transe. Um dos resultados das reproduções desses impulsos subconscientes são as extremamente distorcidas máscaras esquimós, que estão entre as mais originais obras-de-arte já vistas.
Arte nativa americana: exemplos. A arte pré-colombiana se estende das montanhas do Peru às planícies do meio-oeste dos Estados Unidos e ao Alasca. Entre os principais povos artesãos, temos:
[Navajos] Tribos do sudoeste dos Estados Unidos famosas por tapetes com desenhos geométricos coloridos com tinturas herbáceas e minerais, especialmente o vermelho carmim. Os xamãs criavam pinturas na areia com a finalidade de curar doenças, promover a fertilidade e garantir o sucesso das caçadas. A pintura em areia é praticada ainda hoje. Os artistas usam pigmentos naturais, como pó de rochas de várias cores, carvão e pólen de trigo, para criar obras efêmeras nas planícies de areia.
[Hopi] Bonecos kachina esculpidos em raízes de algodoeiro e pintados representam deuses e são utilizados para ensinar religião. Também kivas de cerimoniais subterrâneos no Arizona, decorados com murais pintados com deidades agrícolas.
[Kwakiutl] Tribo da costa noroeste que produzia totens, máscaras, casas e canoas decoradas. Máscaras entalhadas em madeira com traços faciais de exagerado vigor. Obeliscos mortuários e totens indicavam posição social.
[Esquimó] Tribo do Alasca, entalhava máscaras com partes móveis, usadas pelos xamãs; combinações de materiais estranhos de modo surpreendente.
[Maias] No México e na Guatemala, os maias criaram templos enormes em forma de pirâmide em degraus. Imensos templos em pedra calcária ricamente decorados com relevos e hieroglifos. A maior cidade maia foi Tikal (população de setenta mil), onde a mais alta pirâmide media 74 metros. Embora possuísse um calendário sofisticado e conhecimentos de astronomia, a civilização entrou em declínio por volta de 900 d.C.
[Astecas] A Cidade do México era a maior capital e o maior centro urbano desse vasto império. Produziam volumosas imagens de deuses que exigiam sacrifícios humanos. Especialistas em trabalho em ouro.
[Incas] No Peru, famosos pela construção de templos em alvenaria e pelos trabalhos em metalurgia; civilização no auge quando os espanhóis chegaram.
Construtores de taludes. Os nativos americanos sempre foram ambientalistas. Sua filosofia se baseava na unidade da natureza - força materna e ser amada e respeitada - com a humanidade. No Grande Talude da Serpente, em Ohio, construíram um elaborado santuário natural, um local sagrado para enterrar os mortos. Com cerca de 200 metros de extensão, o elevado tem a forma de uma serpente segurando um enorme ovo na boca aberta.
Desde 2000 a.C. as tribos construíam esses montes, alguns com trinta metros de altura, da Flórida até Wisconsin. No Vale do Ohio existem mais de dez mil. Alguns tinham a forma do animal totem da tribo, como um enorme pássaro de asas abertas; outros eram simples domos. Mas fosse qual fosse o formato, os construtores carregavam em cestas milhões de toneladas de areia que despejavam no local. O volume do maior talude ultrapassa o da Grande Pirâmide do Egito. Em alguns foram encontradas câmaras mortuárias internas contendo tesouros arqueológicos, como o corpo de um aristocrata inteiramente vestido de pérolas.
STRICKLAND, Carol. Arte comentada: da pré-história ao pós-moderno. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002. p. 20-21.
[Kwakiutl] Tribo da costa noroeste que produzia totens, máscaras, casas e canoas decoradas. Máscaras entalhadas em madeira com traços faciais de exagerado vigor. Obeliscos mortuários e totens indicavam posição social.
[Esquimó] Tribo do Alasca, entalhava máscaras com partes móveis, usadas pelos xamãs; combinações de materiais estranhos de modo surpreendente.
[Maias] No México e na Guatemala, os maias criaram templos enormes em forma de pirâmide em degraus. Imensos templos em pedra calcária ricamente decorados com relevos e hieroglifos. A maior cidade maia foi Tikal (população de setenta mil), onde a mais alta pirâmide media 74 metros. Embora possuísse um calendário sofisticado e conhecimentos de astronomia, a civilização entrou em declínio por volta de 900 d.C.
[Astecas] A Cidade do México era a maior capital e o maior centro urbano desse vasto império. Produziam volumosas imagens de deuses que exigiam sacrifícios humanos. Especialistas em trabalho em ouro.
[Incas] No Peru, famosos pela construção de templos em alvenaria e pelos trabalhos em metalurgia; civilização no auge quando os espanhóis chegaram.
Construtores de taludes. Os nativos americanos sempre foram ambientalistas. Sua filosofia se baseava na unidade da natureza - força materna e ser amada e respeitada - com a humanidade. No Grande Talude da Serpente, em Ohio, construíram um elaborado santuário natural, um local sagrado para enterrar os mortos. Com cerca de 200 metros de extensão, o elevado tem a forma de uma serpente segurando um enorme ovo na boca aberta.
Talude da Grande Serpente (1000 a.C. - 400 d.C.), Ohio
Desde 2000 a.C. as tribos construíam esses montes, alguns com trinta metros de altura, da Flórida até Wisconsin. No Vale do Ohio existem mais de dez mil. Alguns tinham a forma do animal totem da tribo, como um enorme pássaro de asas abertas; outros eram simples domos. Mas fosse qual fosse o formato, os construtores carregavam em cestas milhões de toneladas de areia que despejavam no local. O volume do maior talude ultrapassa o da Grande Pirâmide do Egito. Em alguns foram encontradas câmaras mortuárias internas contendo tesouros arqueológicos, como o corpo de um aristocrata inteiramente vestido de pérolas.
STRICKLAND, Carol. Arte comentada: da pré-história ao pós-moderno. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002. p. 20-21.
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