"Os espelhos estão cheios de gente.
Os invisíveis nos vêem.
Os esquecidos se lembram de nós.
Quando nos vemos, os vemos.
Quando nos vamos, se vão?"
Eduardo Galeano: Espelhos

terça-feira, 5 de abril de 2011

Herança cultural das civilizações antigas

Porta de Herculano em Pompeia, Jakob Philipp Hackert

Sabemos que o progresso do homem consiste na acumulação de experiências transmitidas de geração a geração e continuamente enriquecidas. [...] Muitas das experiências dos povos antigos sofreram tantas modificações que nem percebemos a sua origem, mas, na verdade, todo o conhecimento do homem, desde as épocas mais remotas, é que permitiu alcançarmos o atual estágio de progresso.

Povos
Legado
Mesopotâmicos
Princípios de Direito; sistema de pesos e medidas; princípios de astronomia; invenção da escrita pictográfica; bases da geometria; sistema de numeração sexagesimal.

Egípcios
Técnicas de irrigação; uso do cobre; princípios científicos de medicina; princípios de arquitetura; sistema de numeração decimal; calendário; relógio; escrita; papel (papiro); pão com fermento; fogão de assar.

Persas
Princípios de organização administrativa; aperfeiçoamento da cavalaria como arma de guerra; organização de um sistema de correio.

Hebreus
Monoteísmo (crença em um único Deus); judaísmo; cristianismo.

Fenícios
Invenção do alfabeto; construção em vários andares; técnicas de navegação; técnicas comerciais; pintura de tecidos; técnica de produção do vidro transparente.

Hindus
Budismo; hinduísmo; algarismos “arábicos”; extração da raiz quadrada e cúbica; invenção do zero.

Chineses
Fabricação do papel; relógio hidráulico; tubo de mira para observação do céu; fabricação da pólvora; provavelmente a invenção da bússola; fabricação da seda.

Gregos
Conceito de democracia; princípios de arquitetura e escultura; fundamentos da Filosofia; valorização do homem; ideal da liberdade; teatro; trigonometria.

Romanos
Conservação da cultura grega e oriental; língua latina; princípios de arquitetura; Direito Civil; religião cristã; princípios de organização administrativa; sistema de construção de estradas; algarismos romanos.


RESENDE, Maria Efigênia Lage de e MORAES, Ana Maria. História Fundamental da Civilização. Belo Horizonte: Bernardo Álvares, 1973. p. 79.

Nenhum comentário:

Postar um comentário